processador....o que é soquete?


Tanto a INTEL quanto a AMD desde o começo quando lançaram seus primeiros processadores criaram uma infinidade de tipos de soquetes e slots(encaixes) para seus processadores.
No começo, um soquete de processador so era compativel com um unico e especifico tipo de processador ,esse soquete não possuia nome oficial, então ele é conhecido pela historia como soquete 0(zero).A historia mudou com o uso do soquete 1 que possuia a mesma pinagem do soquete 0 so que com a dição de um pino a mais, era um pino de orientação chamado (key)e a utilização do padrão zif (força de incersão zero) que foi lancado junto com os processadore INTEL 80486 de 169 pinos.
O soquete padrão zif possui uma alavanca de instalação ou remoção do mesmo ,evitanto de quebrar ou intortar os pinos sendo utilizado ate os dias de hoje podendo se colocar diferentes tipos de processador na mesma placa mãe tento que ser compativel com a sua placa é claro.
Resumindo soquete nada mais é que uma estrutura de encaixe para o o processador na qual tem mais segurança e mais é mais versatil tendo em vista o poder de trocar de processador.

Hoje existem diversos tipos de soquetes ..PARA QUEM NÃO SABE O SEU TIPO DE SOQUETE UTILIZE O PROGRAMA CPU-Z assim

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores