Área de trabalho remota via Web

11

Veremos agora uma maneira eficiente para trabalhar com acesso remoto. Usaremos o próprio Windows XP. Este é um sistema muito eficaz, que permite acessar a conta que foi feita logon. É um sistema chamado Área de trabalho remota. Com ela você pode acessar seus arquivos mesmo estando fora da rede, basta ter os dois computadores ligados e usando a internet.

Uma função muito eficiente do sistema é o bloqueio do computador quando você se conecta a ele, assim, ninguém irá acessar o computador enquanto você trabalha nele. Desta forma, será preciso teclar CTRL+ALT+DEL para desbloqueá-lo.

A Área de trabalho remota também permite que mais de um usuário tenha sessões ativas em um único computador. Isso significa que vários usuários podem deixar seus aplicativos em execução e manter o estado de suas sessões do Windows, mesmo enquanto outras pessoas estiverem conectadas.

Para configurar este computador para usar a Área de trabalho remota


bra Sistema no Painel de controle.

Na guia Remoto, marque a caixa de seleção Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador e clique em OK.

1

Antes de mais nada, verifique se você é o administrador do computador. Assim, não terá problemas com permissão para fazer o acesso.

Vamos fazer agora a instalação do componente Web, que permitirá acessar através do navegador (Internet Explorer). Usei o Windows XP Professional para demostrar como é feita a instalação, mas o processo é o mesmo para instalar em um servidor.

Vejamos como se instala:

No Painel de controle, abra Adicionar ou remover programas.

Clique em Adicionar ou remover componentes do Windows.

2

Selecione Internet Information Services e clique em Detalhes.

3

Na lista Subcomponentes do Internet Information Services, selecione Serviço da World Wide Web e clique emDetalhes.

4

Na lista Subcomponentes do serviço da World Wide Web, marque a caixa de seleção Conexão da Web da área de trabalho remota e clique em OK.

5

No Assistente de componentes do Windows, clique em Avançar.

6

Instalando os componentes.

No final da instalação clique em concluir.

7

Abra Gerenciador de serviços de Internet.

Navegue pelas pastas do lado esquerdo até chegar a pasta nome do computador local\ Sites da Web \Site da Web padrão\TSWEB.

8

Clique com o botão direito do mouse na pasta TSWEB e clique em Propriedades.

Clique na guia Segurança de diretório da caixa de diálogo Editar.

9

Em Acesso anônimo e controle de autenticação, clique em Editar...

Marque a caixa de seleção Acesso anônimo na caixa de diálogo Métodos de autenticação e clique em OK duas vezes.

10

Hehe, finalmente terminamos, agora é só acessar seus arquivos ou executar programas no seu computador através da internet.

Para conectar-se a outro computador usando o componente Conexão da Web da área de trabalho remota:

Certifique-se de que o componente Conexão da Web da área de trabalho remota está instalado e em execução no servidor Web (procedimento anterior).

Verifique também se o seu computador cliente possui uma conexão de rede ativa e que o serviço de servidor WINS (ou outro método de resolução de nome) esteja funcionando.

No computador cliente, inicie o Microsoft Internet Explorer.

Na caixa Endereço, digite o localizador de recursos uniforme (URL) da pasta base do servidor Web que hospeda aConexão da Web da área de trabalho remota.

O URL é "http://", seguido do nome de rede do Windows de seu servidor e do caminho do diretório que contém os arquivos do componente Conexão da Web da área de trabalho remota (o padrão é /Tsweb/). (Lembre-se das barras invertidas.) Por exemplo, se o servidor Web estiver registrado no servidor WINS como "Admin1", na caixa Endereço, digite: http://admin1/tsweb/ e pressione ENTER. A página do componente Conexão da Web da área de trabalho remota aparecerá na tela.

Em Servidor, digite o nome do computador remoto ao qual você deseja se conectar.
Essa é a tela do componente Web para a conexão com a área de trabalho.

11

Se desejar, especifique o tamanho da tela e as informações da sua conexão.

Clique em Conectar.

Ok pessoal, é isto ai. Agora é só curtir o novo sistema de Acesso Remoto.

Descupe pelas imagens terem ficados muito grandes.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores