O Que é O Chipset E Para Que Serve?



Galera esse é um artigo muito interessante para você que quer ter mais conhecimento sobre o Chipset......então vamos lá...

CHIPSET

Este circuito desempenha um papel muito importante no funcionamento de uma placa de CPU, ele pertence a escala VLSI (Very Large Scale of Integration) ou seja, no seu interior existem centenas de milhares de transistores..

O Chipset é um dos principais fatores para o bom desempenho de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. Por isso sempre há a necessidade de escolher placas de CPU com o chipset adequado. Há vários fabricantes no mercado como Intel, Via, Ali, Sis, OPTi, UMC, etc. As diferenças entre um fabricante e outro se referem a qualidade e tecnologia empregada no chip.

A maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais (veja a figura abaixo), conhecidos como North Bridge (Ponte Norte) e South Bridge (Ponte Sul).



 Mas, afinal para que serve o Chipset?
Bem, seus diversos circuitos servem para realizar uma série de funções a nível de hardware, como:
-Controle do barramento PCI;
-Controle do barramento AGP;
-Controle do barramento ISA (pc's mais antigos);
-Controle e acesso a memória, incluindo a cache L2;
-Controle dos sinais de interrupção IRQ, e DMA;
-Timer;
-Controle da Interface IDE;
-Controle da Interface USB.


O Chipset está também relacionado com o clock externo do processador e das memórias. Por exemplo, se o seu processador possui um clock externo de 133MHz, mas a tecnologia do seu Chipset foi baseado em um barramento externo de 100MHz, então você não conseguirá tirar proveito do barramento de 133MHz.

Muitos Chipsets também possuem integrados nele circuitos como de som e vídeo... são as famosas placas de CPU de baixo custo com som e vídeo on-board.

O North Bridge é ligado diretamente ao processador e a partir dele é feito o acesso às memórias e ao barramento AGP, ele faz a geração dos sinais e o controle do barramento PCI.

 


South Bridge controla as interfaces IDE, USB, ISA e ele se comunica com o North Bridge através de um barramento PCI, ou seja, ele também é um dispositivo PCI, mas interno à placa de CPU e portanto controlado pelo North Bridge. No South Bridge também está conectado o BIOS e um chip chamado de Super I/O, no qual estão as interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete.

Bom.....deu para ter um boa noção do que é o Chipset..

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores