Aumentando a vida da bateria de notebook

Uma das peças mais caras de notebooks são as baterias , então é bom nós aprendermos a preserva-la , para fica-la mais tempo com carga (para não ficar preso à uma tomada) , e tambem prolongar sua vida útil.

As baterias mais modernas são de íons de lítio e diferentemente do que ocorria com as antigas baterias de níquel-cádmio não guardam memória (não ficam "viciadas"), quando não são descarregadas totalmente , portanto podem ser recarregadas mesmo que ainda tenham algum nível de carga sem que isso deteriore a capacidade de carga ou reduza a vida útil da bateria.

Veja agora alguns cuidados que podem preservar a funcionalidade da bateria por mais tempo:

Para quem na maior parte do tempo utiliza o notebook ligado pelo carregador à rede elétrica é interessante que a bateria seja retirada. Apesar de o notebook ter integrado um sistema de gerenciamento de energia que, a princípio, deve parar de carregar a bateria quando ela está com sua carga completa, a realidade é que esse sistema não realiza plenamente essa função e uma pequena parte da carga da bateria continua sendo consumida, mesmo com o carregador conectado e se há consumo da carga da bateria, obviamente a recarga vai ocorrer simultaneamente, o que além de ocasionar aumento da temperatura da bateria o que contribui para que ela se deteriore, pelo fato de estar ocorrendo a recarga vai somar para a contagem dos ciclos de recarga. Cada ciclo corresponde a uma recarga completa, portanto as recargas parciais vão se somando até que se equivalham a uma recarga total e como a depender da qualidade da bateria ela deve durar entre 300 a 500 ciclos completos, quantos menos ciclo você utilizar, mais vais manter a autonomia de sua bateria ( por exemplo, duas recargas de 50% corresponde a um ciclo completo). Ainda com relação ao aumento da temperatura da bateria durante a recarga a depender do nível a que chegue, o próprio notebook será também aquecido o que pode diminuir o desempenho do notebook.


Para utilizar o notebook sem a bateria estando ligado ao carregador é só retira-la antes de ligar o aparelho, apenas recomendo que se tome cuidado para que nenhum objeto condutor de energia possa entrar em contato com os pinos metálicos tanto da bateria quanto do computador evitando curto circuito.

Caso passe longo período sem utilizar o notebook, por exemplo, nas férias, é interessante retirar a bateria para evitar desgastes desnecessários, nesse caso não guarde com carga mínima, isso pode "matar" a bateria deixando ela inutilizável definitivamente, nem tão pouco com carga máxima o que pode acarretar perda de autonomia, a sugestão é guardá-la com algo em torno de 50% de sua carga.

Mesmo que no seu tipo de uso normal você use o tempo todo o notebook conectado ao carregador e, portanto não descarregue a bateria, é importante que a cada um, dois ou três meses você deve descarregar completamente a bateria e proceder uma carga completa, pois mesmo que as baterias de íons de lítio não tenham problemas de memória (vício) é recomendável esse procedimento, que além de preservar a bateria, elimina o risco de que o dispositivo da placa mãe do notebook que detecta o nível de carga da bateria (cmos) possa ler de forma incorreta esse nível de carga acarretando gerenciamento de energia de forma incorreta.

Para aumentar a autonomia da bateria enquanto estiver utilizando o notebook desconectado do carregador você deve desligar no painel o dispositivo Wireless (rede sem fio) quando não estiver utilizando para conectar a uma rede, o mesmo serve para dispositivo Bluetooth, pois mesmo desconectado esses sistemas consomem energia, da mesma forma retire CDs ou DVDs do respectivo drive e periféricos que não estejam em uso e por fim feche aplicativos que igualmente não esteja utilizando, também regule o brilho do monitor num nível mais baixo, assim você poderá utilizar o notebook somente com a carga da bateria por um período mais longo.

Importante:
Nunca descarregue totalmente a bateria do notebook e nem guarde também desse modo. A bateria guardada vai perder o restinho de capacidade de carga e pode chegar a 0%.

2 comentários:

Alvo VXG2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alvo VXG2 disse...

Boa Robson!
Tem muita gente que acha que as baterias de Notts são muito fracas, tai uma forma inteligente e pratica de aumentar a sua vida utel!

5 de outubro de 2009 13:13

Postar um comentário

Seguidores