Traffic Shaping saiba o que é

A grande maioria dos usuários de internet não notam, mas aquelas pessoas que fazem downloads grandes, ja perceberam que a internet fica mais lenta em determinadas funções e horários. Teve uma estimativa que os 10% de de usuários de internet no Brasil, ocupam 80% de tráfego de dados. Sobrando menos de 20% para a maioria.


Pensando nisso as provedoras de acesso a internet começaram limitar o tamanho da banda para protocolos que usam mais a rede (arquivos grandes),  como os protocolos P2P, como do Emule ou do Ares Galaxy, ou os Torrent utilizados amplamente por muita gente.


Traffic Shaping igual à Modelação de tráfego

Este tipo de prática é chamado de Traffic Shaping, o que significa literalmente modelação de tráfego. Mesmo sendo ilegal, os provedores camuflam muito bem e exercem a modelação de tráfego.

Mas isso acontece para garantir as pessoas que não usam esses protocolos e não fazem downloads pesados , possa ter um acesso tranquilo a seu email, aos blogs que lê e até mesmo poder ver alguns vídeos no Youtube.  Agora lhe faço uma pergunta, você é a favor ou contra .
Logo postarei mais sobre o assunto.


Fonte: Baixaki

2 comentários:

Reinaldo de Carvalho disse...

A questão é polêmica pois nenhuma das provedoras assumem oficialmente a prática. Um sentimento comum é o do "eu paguei, portanto quero usar da maneira que quiser".

19 de novembro de 2009 01:08
Robson disse...

é uma coisa meio complicada , mas olhando por este lado é verdade ("eu paguei, portanto quero usar da maneira que quiser").

21 de novembro de 2009 02:11

Postar um comentário

Seguidores