Velocidade de um processador

 

1195772154313_bigPhoto_0                              intel_C2_quad_lg


  Daewwwwww galera!!!!

Em alguns posts abaixo nos referimos a GHz, Mhz , Hz e por ai vai, dizendo que isso seria a a potencia de um computador, bom irei desmentir alguns fatos que muitas pessoas acham que é mas acaba nem sendo, em termos, achou confuso? Eu também!!!     Então vamos a explicação!


Em todas as máquinas existem pelo menos um processador, que é o cérebro pensante da nossa máquina, é ele que realiza cálculos para reproduzir músicas, vermos vídeos, entrarmos na internet e etc, bom irei explicar (tentar) o funcionamento básico do mesmo..



Primeiramente temos que colocar na nossa cabeça que os equipamentos eletronicos tem sua base em correntes elétricas, em unidades elétricas, a passagem de corrente significa o estado ligado ou em código binário 1, e o estado onde não passa corrente de desligado ou seja 0, essa passagem e não passagem formam os 0 e 1s que são conhecidos como código de máquina e é assim que o computador funciona ok, agora existe uma coisa chamada clock, tempo que existe para um ciclo, esse ciclo diz respeito ao tempo de comunicação entre as placas de circuitos, o clock é o tempo de passagem dessa informação, mais precisamente de manipulação. mas o que faz esse clock´´e um cristal que fica na placa mãe, acredite se quiser, bom agora vem as nomenclaturas, GHz, MHz, o clock tem que ser medido né, pra isso existe as nomenclaturas de frequencia, que são medidas e Hertz Hz .. 1Mhz significa 1 milhão de ciclos de clock, 1 GHz significa 1 bilhão (1.000.000.000) de ciclos de clock por segundo, assim uma máquina que tenha por exemplo um processador de 2,6 GHz tem em 1 único segundo 2,6 bilhões de cliclos de clock (2.600.000.000) …..


Verdades e mentiras a respeito



Então quer dizer que uma máquina com 2,6 GHx é mais potente qu euma com 1 GHz? não necessariamente!!!!!!!!!!                         


Uma das grandes precursoras dessa mentira é a Intel, que tem processadores de 2 Ghz, 3 GHz, mas isso não quer dizer a potencia, mas por que?  bom vejamos existem processadores Intel que conseguem processar uma instrução em 1 clock, mas existem processadore AMD que conseguem no mesmo período executar 3 instruções, o processador da AMD tem 1 GHz e o Intel tem 3GHz, qual você levaria pra casa, o Intel, mas porque? Ele é mais potente, não ele tem o mesmo desempenho com menor consumo de energia!!!!!!!!


Se algum vendedor filho da mãe ou algum técnico quere que você credite nessa bobagem mande esse F#$%# ir se F$%¨$ kkkkkkkkkk, bom vamos a outra abordagem prática.


Você já deve ter visto nomes de processadores da AMD né e o que significa o 5600+ desse processador –> AMD Atlhon64 X2 Dual Core  5600+     ? Segundo a AMD esse processador tem amesma potencia que um Dual Core da Intel com 5,6 GHz acredite se quiser !!!!!!!



Bom por hoje é so abraço e comentem!

8 comentários:

Alvo VXG2 disse...

Muito bom post bem explicado UP!!!!

21 de fevereiro de 2010 11:21
Robson ~ ADM disse...

Porra que postagem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cara primeiro foi a postagem do Reginaldo, agora a sua Gabriel.

Parabéns ...

Gabriel desvendando mistérios da Intel, Galera vamos indenizar a Intel pra tirar uma grana preta..

Galera vamos esperar próximas postagem desse gênero.

Com esta explicação exelente sei que até os leigos entenderam...

21 de fevereiro de 2010 18:34
Alvo VXG2 disse...

Bom a AMD tirou cerca de 1 bilão de dólares com indenizações da Intel, acho que não iremos conseguir nada, mas obrigado elo elogio!

21 de fevereiro de 2010 21:58
Danilo Augusto disse...

"Lord Alvo" esta sua afirmação não procede:

"Você já deve ter visto nomes de processadores da AMD né e o que significa o 5600+ desse processador –> AMD Atlhon64 X2 Dual Core 5600+ ? Segundo a AMD esse processador tem amesma potencia que um Dual Core da Intel com 5,6 GHz acredite se quiser !!!!!!!"

Esse tipo de nomenclatura (com uma numeração do lado) utilizada pela AMD só indicava a equivalência em processadores Athlon XP e Sempron. Com os Athlon X2, X3, X4 e Phenom isso não acontece.

Aqui você pode ler um pouco sobre nomenclaturas no meu blog: http://www.iotecnologia.com.br/nomenclatura-nome-processadores/

24 de fevereiro de 2010 19:25
DualCore disse...

Opa! e aew DualCore na Área, Bom vamos lá, gente é Claro q um Clock alto naum ker dizer q um processador seja melhor q o outro, mas convenhamos um Clock alto naum faz mal a ninguem, Agora se quisermos falar em desempenho nós devemos prestar atenção na memoria L cache dos processadores. Os processadores da Intel costumam ter um desempenho um poco melhor q os da AMD por ter a memoria L2 cache maior.
Ex.:

- Core 2 Duo E7500, 2.93 GHz, soquete LGA775, L2 cache 3MB, 45 nm, FSB 1066 MHz

- Athlon II X2 240, 2.8GHz, Socket AM3, L2 Cache 2 MB, 45nm SOI, 65W, FSB 4000Mhz

Vejam só a Intel com 3mb de L2 e com um FSB de 1066 Mhz, ou seja, mais memoria interna e menor consumo de energia.

Facilmente a Intel, ganharia num comparativo, porem a Intel perde espaço no mercado por praticar preços elevados em seus processadores, os processadors da AMD tem um desempenho bem proximo da Intel e possuem preços bem mais agradáveis ao bolso, por isso q em cada 10 PCs q monto 9 são AMD, na minha opinião a Intel só ganha disparado no Marketing, pois em desempenho nao é tao melhor assim, e em relação custo benefício, me desculpem mas a AMD ganha disparado.

ps.: L2 cache memoria interna do core dos processadores.

25 de fevereiro de 2010 23:33
Robson disse...

Muito bom, bravo Dual Core e Danilo e é claro Gabriel.

ótima aula Dual Core.

AMD x Intel da pano pra manga !

26 de fevereiro de 2010 04:13
Érica Ribeiro disse...

Oiiii Robson, muito bom seu site, estarei sempre visitando, achei um video aula seu na net, e ai ja to te seguindo, mexi bastante com o photoshop, firework e to querendo muito mexer ai com o Adobe flash. E se possivel assim que postar tutorial de css/html me avise... :Þ~
bj... Parabens pelo site, que consiga os reconhecimentos merecidos.....

26 de fevereiro de 2010 11:58
Lord Alvo disse...

Danilo Augusto a minha afirmação procede pelo meu ponto de vista, somente quero mostrar que segundo a AMD seus processadores alcançam um clock bem elevado.

Em relação ao comparativo do AMD Atlhon64 X2 Dual Core 5600+ fica minha dúvida, se possível escute o podcast do site guanabara.info, onde eles explicarão melhor o porque, claro que não se aplica com os Athlon X2, X3, X4 e Phenom, minha indução era apenas demonstrar a diferença no Marketing, e vlw por me corrigir, dessa eu não sabia!

26 de fevereiro de 2010 22:15

Postar um comentário

Seguidores